9ª rodada da pesquisa Genial Quaest aponta tendência de melhora nas condições políticas de Bolsonaro

Publicada no dia 16/3, a rodada nacional da pesquisa Genial Quaest detectou tendência de melhora nas condições políticas de Bolsonaro. Seu governo tem 24% de avaliação positiva, 25% regular e 49% negativa. Entre novembro de 2021 e março de 2022, a rejeição ao governo caiu 7 pontos, enquanto sua aprovação subiu 5 pontos.

Fonte: Pesquisa Genial Quaest março 2022

A melhora no quadro político do governo se reflete de forma muito significativa em alguns estratos da população: na região Sul, avaliação positiva passou de 22 para 32%; na região Norte, a avaliação negativa caiu de 48 para 36%. Entre os homens, a diferença entre avaliação positiva e negativa que era de 24 pontos em fevereiro de 2022, passou para 14 pontos em março. Entre os mais velhos (acima de 60 anos), a diferença também variou significativamente, passando de 30 pontos em fevereiro deste ano para 20 pontos em março. Todas as mudanças acontecem, coincidentemente, entre os segmentos sociais em que Bolsonaro teve bom desempenho em 2018. Não parece arriscado dizer, portanto, que o que estamos observando nada mais é do que ‘a volta dos que não foram’.

Fonte: Pesquisa Genial Quaest março 2022

Em novembro de 2021, no auge da crise dos preços, a diferença entre avaliação positiva e negativa entre bolsonaristas era de apenas 11 pontos. Hoje, essa diferença é de 27 pontos. O eleitor de Bolsonaro está voltando pra ele. O que pode estar acontecendo aqui? É possível enxergar duas possibilidades: a primeira é de que o Auxílio Brasil está fazendo efeito nos eleitores que votaram em Bolsonaro em 2018. Nesse grupo que recebe o Auxílio Brasil, caiu 22 pontos quem acredita que o governo está pior do que o esperado. Entre quem não recebeu o Auxílio, a queda é bem menor, 6 pontos.

Fonte: Pesquisa Genial Quaest março 2022

E a segunda possibilidade é de que a expectativa de que haverá uma 3ª via fora da polarização Lula e Bolsonaro está cada vez menor. É a primeira vez na nossa série histórica que a torcida por uma vitória de Bolsonaro ultrapassa numericamente a torcida pelo candidato nem-nem.

Fonte: Pesquisa Genial Quaest março 2022

Esse retorno de Bolsonaristas fortalece a tese de que teremos uma eleição polarizada entre Lula (que continua forte) e Bolsonaro (que ganhou musculatura). No voto espontâneo, Lula aparece com 27% e Bolsonaro com 19% (3 pontos a mais que na última pesquisa).

Fonte: Pesquisa Genial Quaest março 2022

No cenário estimulado, Lula aparece com 44%; Bolsonaro ganha 3 pontos, indo a 26%; Moro e Ciro continuam com 7% cada. Apesar de Lula permanecer na liderança entre as intenções de voto, a diferença para Bolsonaro, que era de 22 pontos em fevereiro deste ano, passou para 18 pontos em março de 2022.

Fonte: Pesquisa Genial Quaest março 2022

Quando comparamos o desempenho dos dois líderes da pesquisa entre segmentos, observamos algumas questões interessantes. Por exemplo, enquanto Lula dá de 60 x 15 no Nordeste, Bolsonaro virou no Centro-Oeste e está vencendo lá por 39 x 29. Entre os evangélicos, Bolsonaro vence 38 x 33; mas entre católicos, Lula bate o atual presidente por 51 x 21. Essa melhora da situação de Bolsonaro poderia ter sido ainda maior, se não fosse pela Guerra e os preços da gasolina que fizeram a economia voltar a dominar a atenção das pessoas como principal problema do país no momento (51%), contra 12% que citaram a pandemia. / A situação econômica do país é para 43% dos entrevistados a principal razão de voto quando se escolhe um presidente. Ora, se a economia é um grande problema e é principal razão de voto, quem é mais identificado como a solução para o problema, acaba levando vantagem.

Fonte: Pesquisa Genial Quaest março 2022

É o que ajuda a explicar a vantagem que Lula tem na pesquisa. Entre quem acredita que a situação econômica do país é a principal razão para se escolher um presidente, Lula aparece com 48% das intenções de voto, contra 20% de Bolsonaro.

No segundo turno, o cenário apresenta menos mudança. Lula continua vencendo todos os cenários com facilidade. Contra Bolsonaro, Lula marca 54% e ele 32%. A rejeição de Bolsonaro continua alta (63%), enquanto a de Lula é a mais baixa entre os nomes conhecidos (42%).

Fonte: Pesquisa Genial Quaest março 2022

A pesquisa investigou ainda qual a chance de haver um voto estratégico entre eleitores que preferem um candidato que não seja nem Bolsonaro, nem Lula, e os resultados são interessantes: 34% dos eleitores da 3ª via topariam votar em Lula caso ele tivesse chance de vencer no 1º turno. Ou seja, Lula poderia crescer mais 8 pts (34% de 25% que preferem a vitória do nem-nem).

Fonte: Pesquisa Genial Quaest março 2022

Se Bolsonaro estiver ganhando vantagem, 23% dos eleitores do nem-nem topariam votar nele no primeiro turno para evitar a vitória de Lula. Ou seja, nessa movimentação estratégica Bolsonaro pode crescer mais 6 pts (23% de 25% que preferem a vitória do nem-nem).

Fonte: Pesquisa Genial Quaest março 2022

A pesquisa foi realizada entre 10 e 13/03 por meio de 2.000 entrevistas domiciliares em 120 municípios nas 5 regiões do país. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais com 95% de nível de confiabilidade. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-06693/2022.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.