Apenas 16% dos brasileiros se dizem muito interessados em política

Por: Amanda Pianetti, Analista de Dados na Quaest | Supervisão: Guilherme Russo, Head de Pesquisa na Quaest

Muito se discute sobre a polarização, especialmente quando o tema são eleições. Na última eleição presidencial, vimos a tensão entre direita e esquerda aumentar, as discussões sobre política se acalorarem e até relações serem rompidas em nome de ideologias opostas. Contudo, apesar de toda essa aparente popularização nos assuntos políticos, você já se perguntou qual o percentual da população que realmente se interessa pelo tema? Nas últimas pesquisas Genial/Quaest, perguntamos a cerca de 9 mil brasileiros qual era o nível de interesse que as pessoas têm por política.

Os resultados mostram que apenas 16% da população brasileira se diz muito interessada por política, enquanto 28% afirmam ser mais ou menos interessados, 26% pouco interessados e 30% se dizem nada interessados no tema. 

Logo, percebemos como a maior parte dos brasileiros é desinteressada pela política e esse desinteresse é ainda mais proeminente entre as mulheres: enquanto 19% dos homens afirmam ser muito interessados por política, apenas 13% das mulheres mostram esse interesse. 

A idade dos brasileiros também exerce certa influência em seu apreço pela política. Jovens entre 16 a 24 anos aparecem como menos interessados no tema: apenas 10% se dizem muito interessados em política. Por outro lado, 18% da população com 35 anos ou mais afirmam ter grande interesse por política. 

Levando em consideração os recortes de sexo e idade conjuntamente, outra diferença interessante é que o grupo mais interessado por política no Brasil são os homens entre 45 e 59 anos. Desses, 24% afirmam ter grande interesse pelo tema. Em compensação, as mulheres mais jovens, entre 16 a 24 anos, são as que menos se interessam por assuntos políticos: apenas 9% desse grupo se diz muito interessado pelo tema. 

Portanto, os dados apresentados acima apontam para um grande gap geracional e de gênero no interesse por política dos brasileiros. Esse gap no interesse por política tem implicações importantes para participação na política e representação no poder, mas essa discussão a gente deixa para um segundo momento…

E vem aí uma nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, com dados publicados nesta quarta-feira, 8/12. Siga a Quaest nas redes sociais para ter acesso a outros conteúdos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.