Entenda sobre a necessidade da pesquisa para a aprovação social

No ambiente da política, a aprovação social é fundamental para mensurar o sucesso de um determinado político em suas ações, bem como para garantir que ele tenha uma boa imagem perante o público. Assim, ele enfrenta menos dificuldades na relação com outras pessoas do meio e garante maior capital político na região.

Para isso, as pesquisas para a aprovação social têm um papel fundamental, verificando a avaliação presente, as possibilidades de crise que precisem ser resolvidas, entre outros pontos fundamentais para as ações, principalmente, de quem trabalha com marketing político.

Entenda a necessidade disso e tire suas dúvidas sobre o tema neste artigo. Boa leitura.

A importância da aprovação social no processo democrático

A aprovação social tem um papel fundamental quando falamos em processos democráticos, principalmente nos períodos eleitorais. É por meio dela que os políticos podem avaliar se suas condutas estão sendo eficientes ou comunicando-se de forma adequada com a população.

Por exemplo, um prefeito eleito que deseje a reeleição precisa manter as taxas de aprovação social relativamente altas. Isso é fundamental para certificar-se de que a população admite que o mandato está sendo bem elaborado, atendendo aos anseios do povo.

Além disso, taxas de aprovação baixas podem oferecer brechas para que a oposição possa atuar de forma a colocar sua agenda em dia e abrir espaço para que outros candidatos possam se destacar no futuro.

A aprovação social também pode ser trabalhada pelos políticos de oposição como uma forma de posicionamento — se a pessoa tem uma taxa baixa, eles podem se propor como alternativas viáveis. Com isso, aumenta-se o capital eleitoral daquele partido e potencializam-se as chances de vencer uma eventual eleição futura.

Dentro do processo democrático, a aprovação social representa, assim, a vontade do povo. Se o governo está alinhado com aquilo que a população esperava daquela pessoa em posição de poder, suas taxas serão altas. Caso contrário, diminuirão ao longo do tempo. Também é um importante instrumento para verificar a aceitação de medidas impopulares e conseguir encontrar formas de contornar eventuais quedas de popularidade.

A importância da aprovação social na construção da marca

A aprovação social não é aplicável apenas ao contexto governamental. As empresas podem trabalhar essas questões internamente como uma forma de buscar um posicionamento no mercado que as coloque em uma posição superior em comparação aos demais concorrentes.

Pense, por exemplo, no papel da Apple no mercado atualmente e em como ela tem uma profunda aceitação entre seu público. Além de ter produtos de qualidade, com design inovador, ela soube trabalhar o seu posicionamento, de forma a conquistar continuamente a maior aprovação social do seu público-alvo.

Isso é fundamental também para organizações que trabalham com questões de posicionamento em causas sociais. Por exemplo, se o seu negócio está alinhado a causas sustentáveis e à proteção ao meio ambiente, é fundamental analisar se o seu público tem a percepção dessa questão e se aprova as medidas da empresa.

Por isso, é importante realizar pesquisas para analisar a aprovação social, identificando se as diretrizes do negócio estão no caminho certo ou se há a demanda por um novo reposicionamento.

Esse tipo de pesquisa também é útil tanto para os negócios que passaram por crises de imagem recentes, verificando qual a atual situação perante o público, quanto para os negócios que buscam acordos com outras empresas e tentativas de participação em licitações.

Como realizar uma pesquisa de avaliação governamental bem elaborada

Diante da importância para os processos políticos, é normal que os profissionais dessa área, principalmente os marqueteiros, busquem formas de avaliar a satisfação sobre determinado governo. São as taxas que acompanhamos continuamente e que podem ser altamente significativas para um bom trabalho desses profissionais. Por isso, é importante identificar como funcionam as pesquisas eleitorais e de aprovação social.

Segundo os dados fornecidos pelo IBGE e pela Justiça Eleitoral, a instituição de pesquisa seleciona uma amostra dentro de um número mínimo de pessoas e de determinadas categorias que tenham características que reproduzam aquela localidade (bairro, cidade, estado e país).

A partir disso, é feito um sorteio censitário para avaliar os locais em que as entrevistas serão realizadas, criando áreas nas quais serão feitas as pesquisas com pessoas que residam nesses locais. Os entrevistados têm características semelhantes às apontadas em cada setor censitário.

Vamos a um exemplo de uma avaliação do governo municipal. Se em sua cidade há uma proporção de 52% de mulheres e 48% de homens, a pesquisa será realizada com essas mesmas proporções.

O número de pessoas dependerá do tamanho do município e da margem de erro definida. É fundamental apontar que, quanto menor essa margem, mais confiável será a pesquisa elaborada.

Durante a entrevista, é possível:

  • questionar quem é o candidato de preferência;
  • apresentar uma lista com todos os candidatos para que a pessoa mostre em quem provavelmente votará;
  • perguntar se a pessoa aprova, considera regular ou reprova a atual gestão;
  • falar sobre questões específicas que envolvam as decisões do governo, por exemplo, se o indivíduo aprova, não sabe opinar ou reprova determinadas medidas.

A importância de parceiros estratégicos para as pesquisas de aprovação social

Bom, como você pôde perceber, as pesquisas de aprovação têm um papel fundamental para as estratégias de marketing político. Por isso, é fundamental que elas sejam realizadas de forma precisa. Afinal, falsas percepções podem ser criadas por meio de resultados errôneos.

Por isso, é fundamental ter ao seu lado parceiros estratégicos, capazes de realizar as pesquisas de forma competente e organizada, a fim de garantir que você terá dados consistentes em mãos para trabalhar as estratégias necessárias e alavancar a carreira daquele político.

É importante deixar claro que a mensuração não deve ser feita apenas no período eleitoral, ou seja, com foco em ser eleito ou conseguir a reeleição. Ela é fundamental para mensurar o andamento dos projetos políticos e acompanhar a aceitação da população quanto aos projetos elaborados.

Além disso, como vimos, a pesquisa também pode ser aplicada no ambiente organizacional, para mensurar a aceitação do público sobre produtos, medidas e princípios do negócio. Assim, encontre empresas sérias especializadas em pesquisas para aprovação social.

Para isso, conte com a Quaest. Entre em nosso site e saiba mais sobre nossos serviços de pesquisa. Temos certeza de que teremos as melhores opções para suas estratégias!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.