O que você deve considerar ao escolher uma empresa de pesquisa de mercado?
A pesquisa de mercado é um mecanismo estratégico que permite, por meio de coletas de informações e interpretações, avaliar quais são os insights importantes e ter dados relevantes para gerar diferenciais competitivos no mercado.
Para que ela forneça os resultados esperados e, consequentemente, proporcione melhorias importantes para sua organização, é essencial que ocorra a escolha da empresa adequada para esse fim. Afinal, se a pesquisa não for feita com qualidade e expertise, não gerará informações que farão a diferença em seu negócio.
Vamos mostrar a seguir quais são os principais pontos a serem observados em uma empresa de pesquisa de mercado. Aproveite para tirar suas principais dúvidas sobre o tema. Boa leitura!
O valor de uma pesquisa de mercado
Decisões importantes da sua empresa demandam investimentos, tempo e podem colocar em xeque, também, sua imagem no mercado. Por isso, é fundamental que cada ação seja devidamente embasada, minimizando os riscos.
A pesquisa de mercado, assim, tem a função estratégica de trazer uma maior base para a tomada de decisões internas. Por meio dela, é possível ter o arcabouço necessário para entender como o mercado funciona, quais são as principais tendências, pelo que seus clientes anseiam e de que forma é possível gerar meios de atender a essas demandas.
A importância do direcionamento das ações pela pesquisa de mercado
Com o mercado cada vez mais competitivo, nas mais diferentes áreas, é possível saber como direcionar as ações do seu negócio para aquilo que pode, de fato, trazer resultados significativos. Quer ver um exemplo disso?
Sua empresa na área de tecnologia decide lançar um produto para o grande público. O foco são pessoas de 29 a 35 anos, inicialmente. Porém, antes de direcionar as ações para esse target, o gestor decide fazer uma pesquisa de mercado. Os resultados mostram que, na verdade, o público interessado é mais jovem (faixa de 21 a 24 anos), o que exige uma mudança na estratégia de comunicação utilizada.
Com isso, minimizam-se erros, e é possível direcionar os esforços para o local correto, evitando decisões baseadas em achismos. Afinal, boas intuições até ajudam as vezes, mas dados concretos são fundamentais para evitar erros que podem comprometer o funcionamento do seu negócio.
O que considerar ao escolher uma empresa de pesquisa de mercado
Para que os resultados consigam ser, de fato, eficientes, é importante que você escolha uma empresa que atue com qualidade em suas ações. Vamos mostrar quais são os pontos que precisam ser observados a seguir.
Rigor científico
Uma pesquisa de mercado deve seguir todos os critérios de rigor científico, de forma a conseguir analisar, de fato, a conjuntura esperada. Seguindo o exemplo que listamos anteriormente, é por meio da análise de uma amostra significativa do seu mercado que será possível identificar quem, de fato, é seu público e quem realmente anseia pela solução que você deseja aplicar.
Falhas nessa parte podem gerar falsas impressões, não representando a realidade de fato. Com isso, você investe em soluções que, na verdade, não são as melhores dentro do seu mercado e que podem trazer sérios prejuízos.
Uso da inteligência de dados
A inteligência de dados é uma ferramenta fundamental para garantir maior rigor e eficiência nas análises. Trata-se da adoção de tecnologias importantes, tais como:
- Big Data;
- Machine Learning;
- Inteligência Artificial;
- Data Analytics, entre outras.
Com isso, é possível analisar um grande volume de dados e gerar insights importantes para avaliar a conjuntura interna e externa, o que ajuda a encontrar qual é a melhor ação estratégica a ser tomada, caso a caso, com maior eficiência e, principalmente, maior agilidade.
Empresas de pesquisa de mercado que trabalham com isso demonstram ter uma maior preocupação com a modernização de seus processos. Assim, têm maiores chances de se atualizar continuamente, a fim de oferecer o melhor para seus clientes.
Perfil da empresa
É preciso que o perfil da empresa e do seu negócio estejam devidamente alinhados, principalmente no que concerne a valores e princípios. Sem isso, divergências podem ocorrer e gerar ações equívocas para a sua organização.
Portanto, avalie quais são os valores e as missões da empresa prestadora do serviço: os objetivos dela dialogam com os seus? Atendem às expectativas do seu negócio? Esse pode ser um importante diferencial para tomar a sua decisão.
Clientes atendidos
Verifique se os clientes atendidos pela empresa estão satisfeitos e se eles perceberam resultados positivos após a realização da pesquisa de mercado. Isso pode ser sentido tanto pelos relatos apresentados pela empresa quanto por conversas com os gestores dos negócios.
Esse ponto é fundamental, pois caso existam relatos de adversidades, divergências, entre outras questões, você poderá já eliminar a empresa das possibilidades de contratação, minimizando as chances de problemas.
Capacidade de customização
Cada empresa tem uma demanda e um tipo de projeto a ser implementado. Assim, é fundamental que, ao realizar a pesquisa de mercado, a prestadora do serviço consiga verificar essas questões e adequar o processo de acordo com as demandas internas.
Uma empresa de tecnologia B2B, por exemplo, não demanda as mesmas questões de pesquisa que um varejo na área de vestuário. Por isso, é importante que a organização que você deseja contratar consiga se adaptar aos diferentes cenários.
Metodologias utilizadas
É importante avaliar se as metodologias utilizadas para a pesquisa de mercado são, de fato, eficientes e, também, se elas estão alinhadas às suas necessidades. Por exemplo, para avaliar se sua ação de marketing será bem recebida, é fundamental realizar uma pesquisa de teste de campanha. Avalie, portanto, se a prestadora do serviço oferece esse tipo de metodologia.
Com esses pontos, é possível fazer uma escolha mais consciente sobre qual empresa de pesquisa de mercado contratar, observando quais delas realmente podem atender às suas demandas e gerar melhores resultados. Então, observe os pontos trazidos neste artigo e faça a escolha adequada.
Quando uma organização séria é escolhida, é possível ter insights interessantes, que podem superar suas expectativas e gerar soluções personalizadas, focadas naquilo que sua empresa realmente precisa.
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