O que é e qual a importância da influência digital? Entenda!

  • De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, em parceria com a Spark, cerca de 76% dos consumidores brasileiros já consumiram produtos ou serviços indicados por algum influencer. A partir dessa informação, você consegue perceber a importância da influência digital para as empresas, não é mesmo?

Preparamos este post para que você entenda um pouco mais sobre o assunto e saiba como as pesquisas e análises de dados são essenciais para o sucesso dessa estratégia. Vamos lá?

O que é influência digital?

A influência digital é uma área do marketing que surgiu com o advento das redes sociais. Por meio dessa estratégia, as empresas conseguem alcançar um número cada vez maior de potenciais consumidores e, com isso, impulsionar as suas vendas.

Em outras palavras, a influência digital se refere à capacidade que pessoas ou empresas têm de influenciar as decisões de compras dos usuários das redes sociais. Devido à sua ampla efetividade, tem sido uma estratégia bastante utilizada pelo mercado.

Quais são os caminhos para a influência?

De acordo com Roberto Ciadini, existem 6 caminhos para a influência. A seguir, explicamos brevemente cada um deles!

Reciprocidade

Ao fazer um favor para uma pessoa, por exemplo, ela se sentirá em dívida com você. Com isso, você consegue exercer influência sobre ela.

Escassez

Despertar um sentimento de escassez pode agir como um fator persuasivo e, assim, influenciar as decisões de compra do consumidor.

Confiança

Quando você demonstra um sentimento de confiança em outras pessoas sem nenhum embasamento, elas ficam mais propensas de serem influenciadas.

Prova Social

Se você tem os mesmos pensamentos ou ações que pessoas de determinado grupo, um senso de proximidade é criado e essa atmosfera de pertencimento cria um ambiente propício para a influência e persuasão.

Afeto

Por meio desse caminho de influência, as pessoas buscam ganhar o afeto de outras para, assim, conseguirem influenciar suas ações.

Autoridade

A autoridade é uma forma que exerce bastante influência sobre as pessoas. Afinal, somos ensinados desde pequenos a obedecer a vários tipos de autoridade como familiares, professores, polícia etc.

Qual a relação entre influência digital e análise de dados?

Para que a sua empresa tenha influência digital, é importante conhecer o perfil dos consumidores para traçar uma estratégia adequada. Por isso, é fundamental que sejam realizadas pesquisas específicas e que as informações coletadas sejam analisadas com cautela e precisão.

Mas se você não tem experiência nem profissionais especializados nesse processo, você pode contar com o auxílio de uma empresa especializada como a Quaest, que é formada por uma equipe multidisciplinar e com alta capacidade de fornecer respostas rápidas que auxiliam os clientes a tomarem decisões mais assertivas.

Como você pode perceber, a influência digital tem sido amplamente utilizada pelas empresas, já que tem apresentado bons resultados nos últimos anos. No entanto, para que essa estratégia seja eficiente, é fundamental que seja baseada em pesquisas e análise de dados relevantes para definir a melhor abordagem, o influenciador adequado, o produto, entre outros aspectos relevantes.

E aí, gostou deste post? Entendeu o que é e por que é importante investir em influência digital? Se você quer ter acesso a informações relevantes para adotar uma estratégia eficiente, entre em contato conosco que teremos prazer em ajudá-lo. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.