Descubra o que é a inteligência de dados e como usá-la a seu favor

A transformação digital trouxe uma série de questões e inovações para as empresas, principalmente, com a adesão de uma cultura orientada a dados. Com isso, as organizações têm buscado adotar ações para potencializar os seus resultados e trazer o negócio para essa nova era.

A inteligência de dados tem um papel fundamental nesse processo. Portanto, deve ser estudada pelos gestores para que seja utilizada de forma eficiente nos negócios. Vamos falar mais sobre esse tema neste artigo e mostrar como utilizá-lo estrategicamente. Boa leitura!

O que é a inteligência de dados?

A inteligência de dados diz respeito a adoção da ciência de dados nos ambientes organizacionais. Com o seu uso, você consegue otimizar os processos internos de análise de informações e garantir que o processo de tomada de decisão seja mais assertivo.

Isso é possível por meio de uma plataforma de inteligência de mercado. Essa ferramenta trabalhará as tecnologias de dados de forma consistente e é capaz de coletar, tratar e analisar os dados de forma automatizada. Além disso, pode oferecer o suporte de cientistas de dados capazes de atuar de forma sistêmica e eficaz para o uso das informações para melhores ações internas nas organizações.

Quais os benefícios da inteligência de dados?

Alguns benefícios do uso da inteligência de dados são:

  • aumento da competitividade;
  • aproveitamento de oportunidades que não eram possíveis sem o seu uso;
  • adoção de uma cultura orientada à inovação;
  • melhoria do desempenho;
  • adoção de estratégias mais eficientes internamente;
  • melhoria na experiência do cliente.

Como usar a inteligência de dados a seu favor?

É fundamental identificar de que forma a inteligência de dados pode ser utilizada em sua empresa. Acompanhe alguns exemplos!

Marketing

Na área de marketing, os gestores trabalham continuamente com dados dos visitantes de sites e perfis de redes sociais para conseguir gerar leads qualificados. Com isso, é possível levá-los para o setor de vendas para obter a conversão.

Quando se trabalha com inteligência de dados, é possível identificar os padrões do público nesses ambientes, quais são os temas mais abordados e que interessam o seu target. Também é possível identificar quando ele realmente está gerando interesse pela marca, entre outros pontos.

Com isso, as intervenções dos profissionais são mais eficientes e conseguem identificar o momento ideal para levar o lead para outra camada do funil de vendas. De modo geral, isso pode ter impactos significativos nas organizações, seja para a imagem do negócio ou para aumento da rentabilidade.

Vendas

A partir dos leads gerados na etapa anterior, o setor de vendas utiliza os dados para conseguir conduzir o cliente pelo funil de vendas, até a geração da conversão. Além disso, a inteligência de dados pode ser utilizada para estratégias de indicação de produtos, de acordo com a navegação do cliente no site, por exemplo.

Histórico do cliente

Com dados dos últimos atendimentos em mãos, é possível prestar um auxílio personalizado ao cliente e focado nas suas demandas e necessidades. Por exemplo, ao verificar que há um problema recorrente com um serviço prestado, o atendente pode recomendar outras medidas, que poderão ser mais úteis para a resolução das questões.

Para que essas aplicações sejam realmente colocadas em prática, é fundamental não apenas coletar um massivo número de dados, mas, também, garantir que eles sejam de fonte segura. Além disso, é preciso processá-los adequadamente para gerar, portanto, uma análise eficiente para a empresa.

Assim, é fundamental que você conte com soluções que realmente possam implementar uma verdadeira inteligência e ciência de dados nos negócios. Dessa forma, é possível obter melhores resultados e garantir tomadas de decisões mais eficientes.

A inteligência de dados está sendo cada vez mais aplicada nas organizações. Portanto, se você quer que o seu negócio seja estratégico e competitivo, não fique de fora dessa tendência.

As áreas que citamos neste conteúdo são os principais exemplos de mercado, mas não restam dúvidas de que todos os nichos serão afetados por essa tecnologia que, ao analisar os dados, produz conhecimento para a tomada de decisões cada vez mais assertivas.

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