Entenda a importância da pesquisa de clima organizacional

Você já deve saber que um ambiente corporativo saudável contribui para o aumento da produtividade e o maior engajamento dos colaboradores, não é mesmo? E para que o clima seja sempre tranquilo, é muito importante realizar uma pesquisa de clima organizacional que consiga entender os pontos de melhoria e as necessidades do negócio.

Por esse motivo, preparamos este post, para ajudar você a compreender melhor por que deve investir nessa pesquisa e como realizá-la de maneira eficiente. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é pesquisa de clima organizacional?

Essa pesquisa tem o objetivo de coletar um conjunto de dados relevantes sobre a percepção dos colaboradores em relação à empresa. A partir da análise dessas informações, você consegue identificar pontos de melhoria que podem ser adotados para garantir o melhor desempenho e, consequentemente, melhores resultados para o seu negócio.

Quais são os seus benefícios?

Abaixo listamos alguns dos principais benefícios de fazer uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa. Acompanhe!

Aumento da produtividade

Quando você realiza uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa, os colaboradores se sentem valorizados por serem ouvidos. Assim, o engajamento e a produtividade da sua equipe são aumentados.

Redução da rotatividade

Quando os colaboradores se sentem valorizados, as chances de buscarem novas oportunidades diminuem. Isso porque um ambiente de trabalho ruim é uma das principais causas do alto índice de rotatividade e do absenteísmo nas empresas.

Ao fazer uma pesquisa de clima organizacional, você consegue identificar alguns pontos de melhoria e, com isso, adotar medidas que aumentem a satisfação dos colaboradores.

Atração de talentos

Uma empresa que valoriza os seus colaboradores desenvolve uma imagem positiva no mercado. Dessa forma, além de reduzir o turnover, consegue atrair e reter novos talentos. 

Aumento da competitividade

A pesquisa de clima organizacional permite que você identifique pontos de melhoria na sua empresa. Assim, você consegue promover mudanças que aumentem a produtividade e, consequentemente, a competitividade da empresa no mercado.

Por que contar com o auxílio de uma empresa especializada?

Agora que você já conhece algumas vantagens de investir em uma pesquisa de clima organizacional, é importante entender como uma empresa especializada pode ajudar nesse processo.

Ao contar com o auxílio de profissionais especializados, você terá um roteiro de pesquisa personalizado de acordo com as necessidades do seu negócio. Além disso, com base nas informações levantadas, conseguirá identificar os principais pontos de melhoria na sua empresa. Desse modo, ela poderá se tornar mais competitiva no mercado.

Como você pode perceber, a pesquisa de clima organizacional traz vários benefícios para a sua empresa. Com base nas informações coletadas, você é capaz de adotar medidas para aumentar o nível de satisfação dos seus colaboradores, melhorar os processos e ter um diferencial diante dos concorrentes. Além disso, ao contar com o auxílio de uma empresa especializada, como a Quaest, você consegue ter informações mais precisas e efetivas.

E aí, gostou deste post? Se você quer fazer uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa, entre em contato conosco! Teremos o prazer de ajudá-lo nesse processo. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.