pesquisa de opinião e mercado

Pesquisa de Opinião e Mercado: tudo o que você precisa saber

Com certeza você já ouviu falar em pesquisas de opinião e pesquisas de mercado – certo? Mas qual é a diferença entre elas? Como as pesquisas de opinião e mercado podem ser aliadas na hora de tomar decisões estratégicas para uma empresa, uma organização ou até mesmo ajudar a tirar uma ideia do papel?

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado. Estamos cercados por centenas de informações e notícias o tempo todo. Mas o que, de fato, importa? Como identificar quais dados farão a diferença no processo de tomada de decisão? E como obter novos dados, de forma que as decisões sejam embasadas e relevantes?

Seja para expandir a presença no mercado, testar um novo produto ou serviço, entender o que os indivíduos pensam sobre um tema ou mapear novas tendências, é fundamental ter em mãos dados que façam sentido e informações realmente relevantes. Dessa forma, você poderá estar sempre um passo à frente e ter seus riscos reduzidos na hora de implementar uma estratégia – e tomar a melhor decisão.

Neste artigo vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre pesquisas de opinião e  pesquisas de mercado, explicando as principais características, vantagens e quando optar por cada uma. 

O que é uma Pesquisa de Opinião

A pesquisa de opinião é uma ferramenta estratégica que ajuda empresas e organizações a conhecerem melhor quem são e o que pensam os indivíduos, seus anseios, desejos e frustrações. Com isso, é possível entender em qual direção o mercado e a sociedade caminham.

A partir de uma pesquisa de opinião é possível levantar dados específicos com o objetivo de mapear – como o próprio nome já diz – opiniões. E as opiniões importam – e muito! Pode-se descobrir, por exemplo, em que medida a crise econômica impactou nos hábitos diários das famílias, o que mudou na vida dos indivíduos com a pandemia, como se sentem em relação ao governo ou organizações, o que pensam sobre uma campanha específica, o que esperam de um produto ou serviço – além de muitas outras possibilidades.

A pesquisa de opinião funciona como uma espécie de termômetro da sociedade, e por isso é amplamente utilizada em avaliações do governo e campanhas políticas, ajudando a entender o impacto de medidas tomadas pelas instituições, o comportamento do eleitor, suas expectativas, insatisfações e qual a melhor forma de se comunicar com esse eleitor de forma efetiva.

No entanto, se engana quem pensa que pesquisas de opinião se restringem a governos, campanhas eleitorais e à tão conhecida pesquisa de intenção de voto. Saber o que pensa cada indivíduo de maneira mais ampla, levando-se em conta outros aspectos como o contexto no qual ele está inserido, é fundamental para que ações sejam tomadas de forma mais assertiva e com menos risco, através do mapeamento de tendências, opiniões e comportamentos, 

Principais características de uma Pesquisa de Opinião

Pesquisas de opinião trazem consigo uma infinidade de possibilidades, entretanto, destacamos aqui as principais características:

  • Como uma lupa, permitem maior aprofundamento em temas diversos e muitas vezes sensíveis;
  • Permitem mapear pontos de vista pessoais;
  • Levam em conta o contexto social e econômico no qual o seu público está inserido, identificando de que forma esse contexto impacta nos indivíduos;
  • Representam o público e suas opiniões, ou seja, é através deste tipo de pesquisa que você conseguirá ouvir e entender o que o seu público tem para dizer, de maneira clara e assertiva;
  • São excelentes formas de conversar com um grande número de indivíduos, assegurando que você tenha amostras significativas e confiáveis para embasar a sua estratégia;
  • Podem ser realizadas presencialmente ou à distância – inclusive, através de métodos rápidos, criativos e inovadores, como coleta de dados via redes sociais ou quiz interativo, por exemplo.

Este tipo de pesquisa pode ser customizado para qualquer objetivo, público e estratégia, permitindo gerar informações relevantes para o seu contexto e trazer, consequentemente, um grande diferencial.

A pesquisa de opinião pode ser aplicada antes, durante e/ou depois da definição e implementação de uma estratégia. A possibilidade de realizá-la em diferentes etapas do processo estratégico auxilia no planejamento do mesmo, nos ajustes de ações e posicionamento e na melhoria da estratégia, podendo apontar necessidades de aprimoramento para as ações futuras.

Por que optar por uma Pesquisa de Opinião?

São inúmeras as vantagens de optar por este tipo de pesquisa, principalmente se o seu objetivo é escutar o que as pessoas têm a dizer. Entre os principais motivos para realizar uma pesquisa de opinião, estão: 

  • Padronização da coleta de informações: quando se deseja mapear a opinião do público, se faz necessário que isso seja feito de forma padronizada, dado que serão ouvidos diversos segmentos e indivíduos com contextos distintos;
  • Representatividade: mesmo com um público-alvo específico, não basta ouvir apenas o que um grupo de pessoas tem a dizer, é preciso garantir que todas as opiniões sejam coletadas para a melhor tomada de decisão;
  • Flexibilidade: podem ser  utilizados diferentes tipos de perguntas para se abordar diferentes temas em um único instrumento, tornando a pesquisa mais completa e abrangente;
  • Assertividade: diferentes técnicas de pesquisa podem ser utilizadas, levando-se em conta qual é a metodologia que melhor responderá ao objetivo da pesquisa;
  • Objetividade: pode-se optar por uma pesquisa mais focada e com um objetivo específico, através de questões previamente definidas como relevantes ao objetivo da pesquisa – o que, sem dúvida, representa uma economia de tempo e também financeira, mas sem deixar de mapear o que importa.

Quando usar Pesquisa de Opinião

  • Para mapear opiniões, anseios e frustrações do público, identificando de que forma esses pontos de vista impactam desde a decisão do voto até a intenção de compra de um produto ou serviço
  • Para ouvir uma grande quantidade de pessoas, se for necessário relevância estatística frente ao universo pesquisado
  • Para aprofundar em temas específicos e muitas vezes, sensíveis
  • Para entender de que forma o contexto político e social afeta a vida dos indivíduos em diferentes aspectos, como financeiros e comportamentais
  • Para identificar tendências, oportunidades e desafios no mercado e na sociedade

O que é uma Pesquisa de Mercado

Pesquisas de mercado, como o próprio nome já diz, são pesquisas que tem como foco entender o mercado. E o que isso significa? Com foco no consumidor e nos clientes (potenciais ou não), o objetivo principal é mapear percepções, opiniões, hábitos de consumo e comportamentos, seja em relação a uma marca, empresa ou a um segmento específico do mercado.

Abrangente, este tipo de pesquisa consiste na coleta e interpretação de dados a partir de um objetivo definido, como por exemplo testar novos produtos antes do seu lançamento, saber o quanto os consumidores recomendam ou não determinado serviço, se preferem comprar online ou em lojas físicas, o que influencia no momento de escolha de um produto, e assim por diante. 

Através de uma pesquisa de mercado é possível gerar ideias, insights e soluções que auxiliarão na tomada de decisão, através do diagnóstico do mercado e dos pontos fracos e fortes de uma marca ou segmento.

Se a pesquisa de opinião é o termômetro da sociedade, a pesquisa de mercado é o termômetro das marcas. Com foco em empresas, segmentos e produtos de todos os tipos, através desse tipo de pesquisa é possível obter dados completos do mercado, respondendo a perguntas como, por exemplo: qual é a marca de cerveja mais lembrada? Qual é a mais comprada e líder de mercado? Qual é a preferida pelos jovens?

Com foco em consumo e no comportamento do mercado, é possível inferir como determinada marca se posiciona no mercado, qual é o seu nicho de consumo, o quanto os consumidores se conectam à marca e o quanto a comunicação está sendo ou não efetiva em relação ao nicho para o qual determinado produto foi desenhado. A pesquisa de mercado é a ferramenta ideal para quem quer garantir segurança na implementação de estratégias, tomando decisões mais assertivas e com menos risco. 

Por meio de uma pesquisa de mercado é possível:

  • Compreender o que os consumidores pensam a respeito de determinada marca, empresa, produto ou segmento;
  • Mapear hábitos de consumo e fatores que influenciam no momento em que o consumidor opta por determinada marca ou empresa;
  • Captar os anseios dos consumidores, expectativas e os pontos de insatisfação;
  • Validar conceitos e opiniões que importam no momento da compra;
  • Testar novas ideias, produtos e serviços, muitas vezes ainda não lançados no mercado;
  • Identificar novas tendências de mercado, oportunidades e desafios;
  • Buscar respostas para um problema específico levantado pela empresa ou marca, frente a seu público;
  • Entender se a comunicação está sendo ou não efetiva para o público-alvo;
  • Mapear nível de satisfação, recomendação, 
  • Descobrir quais são as marcas mais lembradas;
  • Mapear o perfil de compra dos consumidores, como quando e onde compram;
  • Entre muitos outros.

Uma pesquisa de mercado pode, ainda, ser realizada através de diversas metodologias, de forma a se alcançar os objetivos propostos de maneira mais assertiva e rápida possível. Dentre essas metodologias, é comum a utilização de ferramentas de coleta de dados e de análise cada vez mais modernas – como, por exemplo, monitoramento de redes sociais, posts e comunidades online – o que vem de encontro à uma sociedade que está, a cada dia, mais digital e conectada. 

Principais características de uma Pesquisa de Mercado

As pesquisas de mercado podem e devem ser utilizadas para se conhecer melhor o mercado, os clientes e a relação dos consumidores com as marcas. Além disso, é possível realizar uma pesquisa em praticamente qualquer momento, seja antes da criação de uma marca ou depois do lançamento de um novo produto, por exemplo. Algumas das principais características deste tipo de estudo são:

  • Proporcionam rápida identificação de tendências entre os consumidores;
  • Mapeiam hábitos de consumo e fatores que impactam na decisão de compra;
  • Identificam marcas mais queridas e lembradas;
  • Permitem conhecer o potencial de mercado e outras análises relevantes através de dados quantitativos, qualitativos, análise de dados secundários, monitoramento de redes sociais e outros;
  • Permitem realizar um estudo completo de mercado, conhecendo inclusive a concorrência, com objetivo de identificar pontos fracos, pontos fortes, oportunidades e desafios para a marca, produto ou empresa;
  • Permitem avaliar a viabilidade de implementação de uma ideia, produto ou negócio, incluindo a sua expansão ou mudança de foco;
  • São aplicadas para coletar informações estratégicas e relevantes para o segmento em que a empresa está (ou planeja estar) inserida;
  • Auxiliam na tomada de decisão com uma abordagem mais competitiva.

Por que optar por uma Pesquisa de Mercado?

Este tipo de pesquisa é ideal para que a empresa crie soluções estratégicas com maior chance de sucesso, dado que será possível contar com dados embasados, atualizados e com relevância analítica – em outras palavras, informações que farão a diferença na tomada de decisão. As vantagens de aplicar uma pesquisa de mercado são vastas, entre elas, destacamos as seguintes:

  • Permite coletar informações detalhadas e completas acerca do mercado em que determinado produto ou marca está inserido;
  • Traz novos insights para uma abordagem mais competitiva;
  • Apresenta informações relevantes sobre o mercado como um todo e as marcas, líderes ou não, possibilitando uma análise completa do mercado no qual a empresa está – ou deseja estar – inserida;
  • Permite avaliar dados e informações através de diversas perspectivas: satisfação do cliente, hábitos de consumo, análise da concorrência, força da marca e muitas outras;
  • Auxilia na identificação da real necessidade do mercado e do público-alvo.
  • Através de técnicas diferentes, permite a criação de um planejamento estratégico, avaliando os riscos e as vantagens competitivas da marca

Quando usar Pesquisa de Mercado

  • Para testar um novo produto, serviço, marca ou campanha
  • Ao entrar em um novo nicho de mercado ou expandir os negócios
  • Para conhecer o que pensam os consumidores e seus hábitos de consumo
  • Para embasar e orientar decisões estratégicas
  • Para medir nível de satisfação, recomendação da marca, produto ou serviço
  • Para avaliar concorrentes em comparação à marca de interesse
  • Para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em relação a um cenário específico
  • Para diagnosticar o comportamento do mercado no ramo em que a empresa está inserida

Pesquisa de Opinião e Mercado: por onde começar?

Para começar a elaborar a sua pesquisa, seja de opinião ou mercado, é necessário seguir alguns passos iniciais. Uma vez que você tenha passado por esses passos, vai ficar muito mais fácil iniciar a pesquisa.

Por isso, antes de começar a colocar em prática a sua pesquisa, você deve responder às seguintes perguntas:

1) Objetivo da pesquisa

Essa é a primeira coisa que você deve se perguntar: por que quero realizar uma pesquisa? O que  desejo descobrir? Escolha um objetivo principal, como “expandir lojas físicas”, por exemplo, e a partir dele elenque objetivos secundários, mas que ajudarão a responder à pergunta principal. 

2) Público-alvo

Para que o objetivo da pesquisa seja alcançado, é preciso definir quais são os indivíduos que serão ouvidos durante o estudo. Você quer ouvir a opinião de quem? Clientes, consumidores em geral, concorrentes, fornecedores? 

3) Metodologia da coleta de dados

É preciso escolher, agora, qual será a metodologia mais adequada para se alcançar o objetivo da pesquisa e escutar as pessoas que interessam. Será aplicado um questionário por telefone, com perguntas com opções de resposta pré-definidas? Ou melhor utilizar uma técnica qualitativa, como grupos de discussão, por exemplo?

4) Amostra

Sabendo qual é o objetivo, com quem vamos conversar e qual metodologia será utilizada, é preciso definir quantas pessoas serão entrevistadas. Além de definir quantas pessoas serão entrevistadas, é preciso saber também qual será o perfil desses entrevistados, como qual a faixa etária, classe socioeconômica, renda, entre outras informações relevantes. 

5) Perguntas

Saber como perguntar é tão importante quanto definir o objetivo da pesquisa. Neste momento, é necessário criar as perguntas que serão feitas aos entrevistados, definir quais tipos de perguntas serão feitos e também a ordem em que serão dispostas no questionário. O ideal é que as perguntas mais amplas sejam feitas antes das perguntas mais específicas.

6) Metodologia de análise dos dados coletados

De que forma as informações coletadas serão analisadas? O processamento através de técnicas e testes estatísticos, a análise das respostas dadas e a apresentação estética/visual através de gráficos e recursos adequados são de extrema importância para a visualização dos resultados da coleta de dados. Assim, tendo em mãos informações e análises relevantes e completas, você contará com as ferramentas necessárias para desenhar planos de ações e tomar decisões embasadas, assertivas e estratégicas.

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