Entenda o que é uma pesquisa observacional

Compreender o cenário no qual sua empresa está inserida é fundamental para conseguir entender a demanda do público e, consequentemente, agir de forma a gerar estratégias mais eficientes no dia a dia. Essa compreensão também é relevante quando falamos de pessoas que atuam na área política.

As pesquisas, assim, fornecem justamente os dados necessários para esse entendimento, auxiliando nesses pontos. Cada um dos modelos de pesquisa atende a determinados tipos de perguntas e objetivos. Portanto, é fundamental compreender como cada um deles opera e, assim, identificar qual deverá ser aplicado em sua situação.

A pesquisa observacional pode ser uma aliada importante. Saiba mais sobre ela e tire suas dúvidas sobre o tema.

O que é a pesquisa observacional?

A pesquisa observacional diz respeito a um método estatístico-demográfico no qual observa-se o fenômeno para investigar as ocorrências dentro daquele espaço.

Normalmente, ela é utilizada nas ciências sociais como uma forma de avaliar como ocorre um fato sociológico, sendo também bastante aplicada na psicologia e na biologia. Nesse caso, o pesquisador não interfere na pesquisa, algo que já é bem diferente dos procedimentos experimentais, nos quais o especialista realiza algumas ações para que algo ocorra.

Porém, há quem defenda que esse é o princípio de toda pesquisa científica e, consequentemente, também se aplica ao uso das investigações tanto na área empresarial quanto na política. Ou seja, você precisa observar o ambiente e entender o que está acontecendo antes de realizar outros tipos de pesquisa.

Quais as principais características da pesquisa observacional?

Para entender como a pesquisa observacional é realizada, é importante entender algumas de suas principais características. São elas:

  • a observação precisa ser realizada de forma completa, sucessiva e metódica;
  • a observação é imparcial;
  • ela tem por objetivo captar, de forma precisa, os aspectos essenciais de um fenômeno, dentro do seu contexto;
  • não há interferência do observador sobre o fenômeno;
  • deve-se obter aprendizados novos a partir da observação sistêmica;
  • é preciso utilizar técnicas ou métodos de observação (observação casual, observação direta, observação sistemática, observação participante, entre outros), que deverão ser escolhidos de acordo com o tipo de objetivo proposto;
  • a pesquisa deve ser feita com objetivos definidos previamente;
  • ela deve ser sistematicamente planejada previamente;
  • a pesquisa precisa ser submetida a comprovações e controle de validade, para garantir maior eficácia.

Quais os diferentes tipos de pesquisa observacional?

Há mais de um tipo de pesquisa observacional e, portanto, é fundamental que você entenda melhor cada um deles. Vamos falar mais sobre isso a seguir.

Estudo de coorte

No estudo de coorte, o observador normalmente busca um nexo causal entre os eventos existentes e o desfecho. Normalmente, é aplicado nas pesquisas biológicas e epidemiológicas.

Caso controle

Já o caso controle tem como premissa observar, a partir do desfecho, quais foram as causas do evento no passado. Pode ser usado, por exemplo, para identificar as razões pelas quais um determinado político teve a sua aprovação reduzida. Por meio do desfecho (queda de popularidade), pode-se observar o que conduziu a esse cenário.

Transversal

Os observadores conseguem, por meio do método transversal, analisar mais de um grupo no mesmo período e comparar seus comportamentos. Isso pode ser muito interessante ao verificar questões políticas de grupos distintos.

Longitudinal

Nesse caso, define-se um tempo para o levantamento da coleta de dados em uma população, durante um determinado período.

Quais as principais vantagens da pesquisa observacional?

Por que adotar as pesquisas observacionais? Quais as vantagens de utilizá-las? Vamos mostrar os principais pontos a seguir:

  • há uma abordagem real e mais adequada sobre os problemas observados;
  • reduz os riscos de erros por parte do pesquisador;
  • permitem-se estudos que não podem ser realizados por outros métodos;
  • problemas relacionados à ética são evitados;
  • evitam-se algumas dificuldades que podem ser apresentadas por um grande projeto.

A pesquisa observacional pode ser aplicada tanto na área organizacional quanto nas pesquisas políticas. Por isso, se o seu objetivo depende de observar um determinado fenômeno, essa pode ser uma solução interessante.

Gostou deste conteúdo? Quer entender melhor como as pesquisas podem auxiliar nas suas rotinas? Siga nosso perfil no Facebook, Instagram e LinkedIn e acompanhe nossas publicações.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.