Entenda como funciona a pesquisa de opinião pública

A pesquisa de opinião pública é um dos recursos que as empresas podem utilizar no seu dia a dia para a obtenção de resultados mais precisos e insights importantes para o seu crescimento. Apesar de ser mais utilizada no âmbito político, pode trazer informações fundamentais para o seu negócio.

Por isso, é importante entender como essa ferramenta pode contribuir para gerar ambientes mais competitivos e com maior eficiência interna. Neste post, vamos mostrar as principais características da pesquisa de opinião pública e apresentar algumas dicas de como pode ser feita. Boa leitura!

Quais são as características da pesquisa de opinião pública?

Existem diversos tipos de pesquisa. Por isso, é importante identificar se a de opinião pública é a que realmente pode responder às questões desejadas. A seguir, apresentamos algumas das suas principais características:

  • o método de coleta de dados é aleatório;
  • a análise de dados é relativamente superficial, mas consegue trazer insights importantes sobre a opinião pública;
  • a coleta pode ser realizada online, por telefone ou grupo de foco. Além disso, podem ser utilizados dados gerados em redes sociais para essa finalidade.

Como a pesquisa de opinião pública pode ser aplicada?

Algumas áreas costumam se beneficiar consideravelmente da pesquisa de opinião pública. Na política, por exemplo, esse tipo de pesquisa é amplamente utilizado para que os candidatos possam compreender as demandas dos seus eleitores e, assim, elaborar um discurso mais alinhado. Além disso, também é utilizada para avaliar as possíveis intenções de voto.

Porém, não é apenas a política que se beneficia da pesquisa de opinião pública. O mercado também pode utilizá-la, por exemplo, para compreender a opinião do público sobre um negócio, uma determinada marca, um produto, entre outros. Com isso, é possível identificar quais são os pontos vulneráveis e, assim, encontrar formas de melhorar possíveis pontos de vulnerabilidade.

Como é feita a pesquisa de opinião pública?

Para saber se a empresa escolhida está atuando de forma eficiente, é importante que o gestor saiba como é realizada a pesquisa de opinião. Mostraremos os principais pontos a seguir.

Definição do problema

Como a pesquisa de opinião pública deve ser elaborada com rigor científico, é fundamental que cumpra algumas etapas primordiais do método científico.

Entre elas, podemos destacar a elaboração de um problema claro para ser analisado durante a pesquisa.

Dessa forma, o responsável pela pesquisa deverá fazer as seguintes perguntas aos gestores:

  • Quais são os objetivos a serem cumpridos com a pesquisa?
  • O que se busca compreender?
  • Quais são os pontos fortes e fracos que devem ser observados?

Esse escopo geral é fundamental para compreender o cenário de pesquisa. Além disso, é importante para definir o que deve ser observado ao longo da análise, determinando aquilo que deve ser prioridade e o que poderá ficar em segundo plano.

Escolha das metodologias

A escolha da metodologia dependerá, principalmente, do modelo de negócio, do tipo de público e de como é feita a formulação do problema. Afinal, cada um deles tem características diferentes e, assim, é fundamental escolher aquela que responde melhor ao seu problema.

Escolha do público

A amostra é específica, ou seja, é importante definir o público-alvo dentro da proposta de pergunta a ser respondida. Por isso, você deve escolher uma quantidade de pessoas para a avaliação que seja representativa do seu público geral, trazendo um alto grau de precisão na análise.

Elaboração do formulário

O profissional especializado fará, assim, a elaboração do questionário de pesquisa. Para isso, serão selecionadas perguntas, que poderão ser abertas ou fechadas, de acordo com os objetivos traçados anteriormente. Esse é um passo importante, já que um formulário mal elaborado poderá não responder às perguntas que a sua empresa precisa saber.

Quais são as diferenças entre pesquisa de opinião pública e sondagem?

É fundamental, também, identificar quais são as principais diferenças entre sondagem e pesquisa de opinião — e de que forma cada uma delas atua. Na pesquisa de opinião, estamos buscando subsídios para a tomada de decisão eficiente e obtenção de opiniões sobre o negócio, por exemplo. São, normalmente, mais longas e demandam um maior tempo para serem analisadas.

Já as sondagens, que normalmente oferecem resultados imediatos, são para conhecer o panorama geral existente, como uma espécie de visão macro da situação. São pesquisas elaboradas de maneira mais rápida, em comparação com o outro modelo.

Interpretação e resultados

Com os dados em mãos, é hora de a equipe analisar os resultados obtidos, interpretando a opinião do público entrevistado. É importante destacar que existem metodologias específicas da área para que esse processo seja feito de forma objetiva. Além disso, podem ser utilizados mecanismos de inteligência de dados. A partir daí, é elaborado um relatório que será apresentado para a empresa contratante.

Qual a importância de uma equipe especializada para a pesquisa de opinião pública?

Não basta apenas que você realize um processo eficiente para a realização da pesquisa de opinião pública. É importante que uma equipe especializada saiba identificar quais são os principais pontos trazidos pela pesquisa e, assim, gerar uma interpretação precisa das informações da pesquisa.

Afinal, ela pode ter sido feita de forma impecável, trazendo insights importantes, mas sem uma leitura adequada, essas informações não poderão ser bem aproveitadas. Pense, por exemplo, em um exame de ressonância magnética. As imagens podem ter sido bem captadas, com uma precisão excelente. Mas se o médico especialista não souber fazer a leitura correta para gerar um bom laudo, não será possível um diagnóstico preciso.

Ocorre o mesmo na área de pesquisa. Por isso, é fundamental contar com o auxílio de uma empresa especializada para ter uma interpretação precisa e eficiente dos dados obtidos. Dessa forma, você consegue aproveitar as informações coletadas e tornar o processo mais produtivo.

Além disso, essa equipe será responsável por elaborar, de forma consistente, alguns pontos como os seguintes:

  • criação de um roteiro consistente e coerente;
  • realização da pesquisa de forma clara;
  • aplicação da metodologia de forma eficiente;
  • processamento e análise dos dados;
  • geração de relatórios com os principais pontos.

Por isso, é importante ter ao seu lado profissionais sérios e experts em pesquisa de opinião pública. Eles serão capazes de enfrentar os desafios específicos do seu setor de forma eficiente e, portanto, garantir maior eficácia e coerência nos resultados obtidos.

Você quer aproveitar os benefícios das informações que uma pesquisa bem realizada pode trazer para o seu negócio? Conte com a Quaest! Temos equipes preparadas para lidar com as suas necessidades. Entre em contato agora mesmo e converse com um de nossos atendentes para tirar suas dúvidas e saber mais sobre o nosso trabalho.

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